terça-feira, 15 de setembro de 2009

Bijouteria, Bijuteria, Bijus, Bijoux...

Segundo o dicionário a bijuteria é o ramo da joalharia que lida com materiais não preciosos. Claro que ainda hoje usar uma peça de metal precioso, ou com pedras preciosas é um símbolo de classe social e económica elevada.
Mesmo nas classes não tão favorecidas ainda se encontra generalizado o uso do ouro. Para alguns a bijuteria é considerada de “segunda categoria”. Claro que estamos a falar de pessoas que se especializaram na arte da joalharia com a utilização de metais preciosos. Nunca deixará de ser uma arte lindíssima e que deve ser fomentada.
No entanto a bijuteria tem as suas vantagens. A primeira é o fato de ser acessível a quase qualquer bolsa. Actualmente uma peça de bijuteria pode ser facilmente encontrada, em qualquer sítio, a um preço convidativo.

Por outro lado, e devido aos materiais que utiliza, existem de todas as cores, formas e feitios. Não é necessário gastar muito dinheiro com adornos. Basta escolher algumas peças do nosso agrado, que combinam com a cor que mais usamos ou com o tipo de peças de vestuário que mais utilizamos. E teremos sempre uma peça enaltece a peça de roupa mais simples, ou que dá aquele toque especial à blusa sem graça que temos guardada no fundo do armário. Podemos ter conjuntos de brincos e colar, ou de colar e pulseira, ou de… bem, são possíveis quase todas as combinações.

E por último, se tiver disponibilidade, já existem muitos artigos que dão indicações de como criar a sua própria bijuteria. Um pouco de tempo e imaginação e poderá criar aquela peça que sempre quis mas que nunca conseguiu encontrar numa loja, por mais que calcorreasse as ruas da sua cidade.
A regra hoje em dia é a variedade. De cores, de formas. E com a bijuteria poderá dar um novo brilho ao seu visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário