segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Por que algumas pessoas têm alergia às bijuterias?

Xô, alergia a bijoux!!!

Meninas…
A alergia vem da diferença de sensibilidade de cada pessoa aos mais diversos materiais usados na produção da bijuteria.Essas alergias são percebidas como coceira, vermelhidão ou pequenas inflamações.Estudos comprovam que a alergia ao níquel atinge aproximadamente 11% da população mundial.
Muita gente não pode nem pensar em usar um brinco de bijuteria que no mínimo a orelha já coça, fica vermelha. Os casos mais sérios causam verdadeiras feridas, com pus e sangue, que vão abrindo e deixando a região cada vez mais sensível. Quem se força a usar este tipo de brinco corre risco de pequenas infecções e o furo da orelha pode até rasgar de vez.Se você é alérgica, a primeira coisa a fazer é tirar o brinco imediatamente e não usar mais. Aí muitas mães e avós afirmam “compre brinco de ouro ou prata que o problema não acontece!”, mas nem sempre é assim. Se a jóia é feita com mistura, não vai adiantar. O que causa a alergia é o níquel, e muitas vezes ele entra no meio da liga para o brinco ficar mais barato.Quando for comprar ouro ou prata, pergunte ao vendedor se existe níquel – se existir, desista. Se não tiver dinheiro, procure peças de aço cirúrgico ou titânio, que é quase 100% de certeza de que não vão causar incomodo nenhum e passam por prata aos olhos de todo mundo. Quem disse que pessoas alérgicas a bijuteria não podem usá-las uma vez ou outra? Basta pincelar esmalte incolor nos brincos antes de pô-los - assim, o metal não toca a pele. A dermatologista Bianca Maldaun, de São Paulo, aconselha, ainda, usar tarracha de borracha. E se a alergia for a pulseira, anel ou colar, antes de colocá-los, espalhe hidratante na área de contato e pronto! A dermatologista Paula Raso conta que, teoricamente, qualquer produto pode provocar o problema, mas o grande vilão dos brincos, colares e pulseiras é o níquel, muito usado nas produções por causa do seu baixo custo.

Cuidados necessários

• Aplicar esmalte na peça pode diminuir o contato do metal com a pele, mas não o isola totalmente, portanto não resolve o problema. Soluções como essa ou colocar o brinco no alho podem, inclusive, irritar ainda mais a epiderme.
• Teste bijuterias fabricadas com outros materiais e evite o uso do produto que causa o problema.
• Cremes à base de corticóide e anti-histamínicos orais geralmente ajudam, mas o importante é não usar mais o agente causador da alergia.
• Consulte um dermatologista que irá prescrever pomadas anti-inflamatórias de acordo com a área afetada, por um determinado período de tempo.
• O ouro puro é a substância menos alergênica, causando o problema raras vezes.
E viva a bijoux!!!

Fonte:
http://www.uol.com.br/

4 comentários:

  1. comentarios com fundamento clinico e uteis para população em geral...
    valeu!!!! interessantissimo!!!
    luiz

    ResponderExcluir
  2. Aço cirúrgico, aço inox ou banho de ródio de boa procedência dão alergia?
    Obrigada,
    Jacira

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo mas faltou uma coisa. Onde podemos comprar um teste para ver se a bijouteria contém ou não níquel?

    Preciso muito comprar este teste e sei que ele existem mas não sei onde posso encontrar.

    Obrigada, Dannielle Kjær

    ResponderExcluir
  4. eu usei uma correntinhas e o meu pescoço ficou vermelho, cheio de bolinhas, ardendo e cosando.

    ResponderExcluir