segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Usar grandes acessórios exige alguns cuidados

"O acessório é que faz você ser única. Roupa, outras pessoas podem ter igual. Com o acessório, você transforma a sua produção em exclusiva". Colares, pulseiras, brincos e anéis, de preferência bem grandes e em quantidade, são indispensáveis na moda atual.
"Mas para usá-los é preciso ter estilo e confiança. A mulher deve procurar valorizar a parte do corpo de que gosta mais. Para usar um colar grande, é preciso erguer o peito e se sentir linda", ensina o designer Alberto Sabino. Fazer misturas e combinações é válido, mas é preciso cuidado. Quem está acostumada a usar muitos acessórios de uma vez tem seus segredos. "Opto por um brinco ou um colar grandes. Nunca os dois. Já a pulseira larga combina bem com os dois. Quando uso óculos enormes, dispenso os brincos ou opto por modelos bem pequenos. Gosto de estar chique, e não caracterizada", conta Duda Pereira. A composição com a roupa também exige cuidados. "Gosto de usar colar, pulseira e anel grandes de uma vez só, mas os combino com roupas básicas, sem detalhes", conta Teresa Hermanny. A produtora Mônica Girão ensina alguns truques: "Se a roupa tiver muitos detalhes em volta do colo, evite colares. Prefira anéis, brincos ou braceletes. Na dúvida, opte por jeans, regata lisa, sandálias e use qualquer tipo de bijuteria". Mônica ainda dá um alerta. "As baixinhas e acima do peso devem tomar cuidado com o excesso de acessórios", diz. E sempre vale a pena dar uma boa olhada no espelho antes de sair de casa. "Primeiro misturo colar, brinco, pulseira, anel, cinto. Depois me olho no espelho e vou tirando os excessos", diz a promoter Tânia Caldas.


Como escapar do exagero
Quando se pensa em bijuterias grandes, a lembrança imediata é de Carmen Miranda, símbolo do estilo. Mas o visual exagerado da atriz e cantora era usado em cena, e não para ir ao cinema, por exemplo. Para não se transformar numa Carmen Miranda fora de lugar, é bom ter alguns cuidados. Colares volumosos não combinam com brincos grandes ou longos; roupas com brilho ou bordado pedem acessórios discretos; bolsas de palha ou tecido são as mais adequadas para acompanhar peças artesanais. E é preciso cuidado na mistura de estilos: um look oriental perde toda a graça se acompanhado de acessórios com conchas ou sementes. São regras simples para aproveitar a onda das bijuterias grandes sem cair no excesso.
Melissa Jannuzzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário